Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Barroco (Rafa, inclusive com os comentários do próprio... muito bom!)

As características principais do Barroco são:

• Pessimismo (dúvida ou incerteza): Essa característica baseia-se mais naquela visão de que o homem veio do pó e que ele retornará para o pó na morte. A morte se tornou uma preocupação constante (como na Idade Média e Romantismo) entre a incerteza da vida, sempre vivendo com medo e com dúvidas.

• Religiosidade: a religiosidade foi uma época onde ocorreram grandes conflitos espirituais, onde a religiosidade barroca era bastante conflituosa e tensa. A crença religiosa pelo papel vigoroso da Igreja Católica Contra-Reformista estabelece uma visão do homem, como sendo um grande pecador. Com isso o homem barroco racionalizou a fé, fazendo valer alguns argumentos racionais em busca da salvação, controlando as metáforas bíblicas em busca do perdão divino os dogmas religiosos, através do controle de recursos da lógica.

As características gerais do barroco são:


- emocional sobre o racional
- entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
- Composição assimétrica, em diagonal
- Acentuado contraste de claro-escuro
- Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
- Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
Destacam-se:
Caravaggio. Andrea Pozzo,Velázquez , Rubens, Rembrandt
As características gerais do Renascimento são:
- Racionalismo
- Experimentalismo
- Individualismo
- Antropocentrismo
- Humanismo
- Rigor Científico
- Reutilização das artes greco-romana



Obras do barroco
Pintura

Caravaggio - o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador.
Obra destacada: Vocação de São Mateus.

Andrea Pozzo - realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.
Obra destacada: A Glória de Santo Inácio.

A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Dentre os pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos:

Velázquez - além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.
Obra destacada: O Conde Duque de Olivares.




Rubens (espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.
Obra destacada: O Jardim do Amor.




Rembrandt (holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.



Principais obras do período de Barroco

→Prosopopéia
[Bento Teixeira]

→ Sermão da Sexuagésima
→ Sermão pelo bom sucesso das armas
→ Sermão de Santo Antonio
[Padre Antônio Vieira]

→ Obras Poéticas
[Cláudio Manuel da Costa]

→ Ao dia do juízo (é o poema mais legal :D )
[Gregório de Mattos Guerra]

Nenhum comentário:

Postar um comentário