Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pós- modernismo (Juliane)

Pós-Modernismo
Introdução

1945. Fim da Segunda Guerra Mundial, início da Era Atômica com as explosões de Hiroxima e Nagasáqui. Acredita-se numa paz duradoura,cria-se a ONU;mais tarde,publica-se a Declaração dos Direitos do Homem;logo depois,inicia-se a Guerra Fria.

1945.Fim da ditadura de Getúlio Vargas,início da redemocratização brasileira.Convoca-se uma eleição geral,os candidatos apresentam-se,os partidos são legalizados,sem exceção,logo depois abre-se um novo tempo de perseguições políticas,ilegalizadas,exílios.




A literatura brasileira também passa por profundas alterações,com algumas manifestações representando muitos passos adiante;outras ,um retrocesso.O tempo,excelente crítico literário,encarrega-se da seleção.

A prosa,tanto nos romances como nos contos,aprofunda a tendência já trilhada por alguns autores da década de 30 em busca de uma literatura intimista,de sondagem psicológica,introspectiva,com destaque todo especial para Clarice Lispector.Ao mesmo tempo,o regionalismo adquire uma nova dimensão,com a produção fantástica de João Guimarães Rosa e sua recriação dos costumes e da fala sertaneja,penetrando fundo na psicologia do jagunço do Brasil central.

Na poesia,o final dos anos 40 revela um dos mais importantes poetas da nossa literatura,não filiado esteticamente a qualquer grupo e aprofundador das experiências modernistas anteriores:João Cabral de Melo Neto.Contemporâneos deste,e com alguns pontos de contato com sua obra,devem ser ainda citados Ferreira Gullar e Mauro Mota.

Características do Período
O Período histórico em que vivemos, chamado de pós modernismo, possui algumas características que conflitam diretamente com o cristianismo bíblico.
Hedonismo-o prazer acima de tudo;
Relativismo-a verdade e a moral são relativas;
Pluralismo-tolerancia a qualquer custo;
Pragmatismo-os fins justifica os meios;
Secularismo-Rejeição da religiosidade e da atuação da igreja na sociedade;
Liberalismo-liberdade sem limites;
Antropocentrismo-o homem, e não Deus é o centro de todas as coisas.

Principais autores e obras
Ariano Suassuna(1927)-Auto da Compadecida;A pena e a lei;O Santo e a porca(teatro).
Clarice Lispector:(1925-1977)-Perto do coração selvagem;O lustre;A maçã no escuro;Laços de família ;A legião estrangeira;A paixão segundo G.H.;Água viva;A via-crucis do corpo;A hora da estrela;Um sopro de vida.
Ferreira Gullar
Geir Campos
Guimarães Rosa-(1908-1967)-Sagarana; Corpo de baile; Grade sertão: veredas; Primeiras estórias; Tutaméia: terceiras estórias; Estas estórias.
João Cabral de Melo Neto - (1921-1984)-Pedra do sono;O engenheiro;Psicologia da composição;Fabula de Anfion e Antiode;O cão sem plumas;O rio;Morte e vida Severina;Uma faca só lâmina;Quaderna;A educação pela pedra;Auto do frade;Agrestes;Crime na Calle Relator(poesia).

Jorge Andrade

Lido Ivo

Mauro Mota

Nelson Rodrigues

Péricles Eugênio da Silva Ramos

Bibliografia:
Gramática e literatura pag. 430

Nenhum comentário:

Postar um comentário